segunda-feira, 30 de julho de 2012


CULTURA: Joinville participa de Seminário Nacional de Planos Municipais de Cultura em Salvador (BA)
Joinville,
 
30/07/2012

A equipe da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) participa nesta semana do 2º Seminário Nacional de Planos Municipais de Cultura, realizado em Salvador (BA). O encontro, que ocorre entre 31 de julho e 3 de agosto, é a segunda edição do alinhamento entre as cidades-piloto que integram o Projeto de Assistência Técnica à Elaboração de Planos Municipais de Cultura de Capitais e Cidades de Regiões Metropolitanas.
O objetivo do evento é a troca de experiências das cidades que já receberam a assistência técnica do projeto e a consultoria individualizada para os demais participantes. A noite de abertura (31/07) contará com a participação de representantes dos órgãos idealizadores do projeto e a palestra de Cláudia Leitão, secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC).
Pela Fundação Cultural, participam o diretor-presidente Silvestre Ferreira e o gerente de ensino e artes Silvio Arlindo Borges. Nesta quinta-feira (2/8), a equipe apresenta os trabalhos de elaboração das metas do Plano Municipal de Cultura de Joinville, juntamente com os municípios de Recife e Campo Grande.
Também participam do seminário os municípios de Betim (MG), Laranjeiras (SE), Olinda (PE), Sabará (MG), Santa Luzia (MG), São Caetano do Sul (SP) e São Leopoldo (RS), e as capitais Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).
Confira a programação completa do seminário no site www.planomunicipaldecultura.com.br. O evento será transmitido ao vivo pela internet no site da Universidade Federal da Bahia (www.ufba.br).
 Plano Municipal de Cultura (PMC-Jlle)
A Lei nº 7.258, que institui o Plano Municipal de Cultura de Joinville, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Joinville e sancionada em 5 de julho de 2012. Pensado como um plano diretor para a cultura, com duração decenal, o documento organiza, regula e norteia a execução da política municipal de cultura, com ações de curto (até 2 anos), médio (até 5 anos) e longo (até 10 anos) prazos. O plano foi construído a partir dos subsídios definidos pela sociedade civil e gestores públicos, partindo das três edições da Conferência Municipal de Cultura (2007, 2009 e 2011), das pré-conferências e dos fóruns setoriais, em que se envolveram mais de 800 pessoas.
Atualmente, o grupo de trabalho do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC-Jlle) está desenvolvendo um plano de metas, visando a concretização das propostas. Estas metas deverão constar o cenário atual, comunicar o cenário desejável no prazo final, objetivos espaciais, temporais e quantitativos, sendo mensuráveis e com método de aferição.
Fundação Cultural de Joinville
Jenifer Leu – Assessora de Imprensa
 (47) 3433.2190 | 8413.9262

Nenhum comentário:

Postar um comentário