segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Nesta segunda (27/8) é a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural


Nesta segunda-feira (27/08) será realizado a posse do mandato 2012/2014 dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC-Jlle). A solenidade ocorre no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville, às 14h30. Durante o evento, os conselheiros da gestão 2010/2012 vão receber o certificado de atuação.

O CMPC, órgão colegiado integrante da estrutura básica do Sistema Municipal de Cultura (SMC), é a instância permanente, de caráter normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador, que atua na formulação de estratégias e controle da execução das políticas públicas de cultura do município de Joinville.

É formado por representantes da sociedade civil e do poder público municipal, com 48 membros, sendo 24 titulares e 24 suplentes, nomeados pelo Chefe do Poder Executivo para um período de 2 (dois) anos, permitida uma recondução. Os representantes da sociedade civil representam diferentes segmentos da cultura, sendo estas as cadeiras: artes visuais; audiovisual; comunicação em cultura; cultura popular, diversidade e identidade; dança; formação em cultura; livro e leitura; museus e espaços de memória; música; patrimônio imaterial; patrimônio material, teatro e circo. Estes representantes foram eleitos na Conferência Municipal de Cultura e Fóruns Setoriais.

A grande conquista do CMPC foi a aprovação da Lei nº 7.258 que institui o Plano Municipal de Cultura, aprovado pela Câmara de Vereadores de Joinville e sancionada em 5 de julho de 2012. Pensado como um plano diretor para a cultura, com duração decenal, o documento organiza, regula e norteia a execução da política municipal de cultura, com ações de curto (até 2 anos), médio (até 5 anos) e longo (até 10 anos) prazos. O plano foi construído a partir dos subsídios definidos pela sociedade civil e gestores públicos, partindo das três edições da Conferência Municipal de Cultura (2007, 2009 e 2011), das pré-conferências e dos fóruns setoriais, em que se envolveram mais de 800 pessoas.

Serviço
O quê: Posse dos novos membros do CMPC
Quando: segunda-feira (27/08), às 14h30
Onde: Plenarinho – Câmara de Vereadores de Joinville
Av. Hermann August Lepper, 1.100 – Saguaçu
Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433.2190 com Janaína

Nenhum comentário:

Postar um comentário