A 3ª Conferência Municipal de Cultura de Joinville mobilizou os trabalhadores da cultura, representantes de movimentos e pessoas interessadas em contribuir com as estratégias das ações do Plano Municipal de Cultura de Joinville. O evento, realizado nos dias 14 a 16 de outubro com o tema “Democratização das Políticas Culturais e o Exercício da Cidadania”, teve a participação do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe na noite de abertura.
O evento foi marcado pela assinatura do termo de adesão do município de Joinville ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Essa adesão traz para cidade o reconhecimento da cultura local e a abertura de canais para futuros convênios entre fundos federal e municipal de cultura. Após a solenidade de abertura da 3ª CMC, o secretário João Roberto Peixe apresentou a palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC). Entre os princípios do SNC estão o fomento à produção, difusão e circulação de conhecimento e bens culturais; universalização do acesso aos bens e serviços culturais; diversidade das expressões culturais; descentralização articulada e pactuada da gestão, dos recursos e das ações; democratização dos processos decisórios com participação e controle social, transversalidade das políticas culturais, entre outros.
Economia criativa foi tema de palestra
No sábado (15/10) pela manhã, a programação iniciou com aprovação do Regimento Interno da 3ªCMC-Jlle e apresentação do Plano Municipal de Cultura, sobre a metodologia e histórico de construção, ministrados pela presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural, Ilanil Coelho e pelo diretor-presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira. Na apresentação do histórico do Plano, podemos destacar o ano de criação do Conselho Municipal de Cultura em 1968 e a publicação do caderno “Cultura para a qualidade de Vida” de 1994.
Em seguida, a diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Luciana Guilherme apresentou a palestra “Políticas Públicas para o fortalecimento da Economia Criativa”. A diretora expos o panorama da economia criativa no Brasil e seus números. A contribuição dos setores criativos movimentam aproximadamente R$ 104 bilhões, o que corresponde a 2,84% do PIB brasileiro em 2010. A economia criativa contempla as dinâmicas culturais, sociais e econômicas construídas a partir do ciclo de criação, produção, distribuição e consumo de bens e serviços oriundos dos setores criativos e sua dimensão simbólica.
Participantes sugerem estratégias para ações do Plano
Na parte da tarde, os participantes trabalharam nos Eixos Temáticos sugerindo estratégias das ações do Plano Municipal de Cultura de Joinville. Foram levadas em conta, estratégias que podem ser implantadas no período de 2 anos, independentemente da mesma ter sido definida como de curto, médio ou longo prazo. As estratégias foram construídas com base no que seria realizado, quando, de que forma, onde, por quem e meta, que será alcançada nesses 2 anos. A demanda de ações do Plano foram divididas entre os seis eixos temáticos, conforme o assunto abordado. Participaram da terceira edição da Conferência cerca de 180 pessoas.
Os eixos de Qualificação Democrática da Gestão Cultural e de Estratégias de Formação em Cultura não termiram os trabalhos durante o tempo planejado. Estes dois grupo irão se encontrar para definir as estratégias das ações faltantes. Após a finalização dessa etapa, o documento com as estratégias dos eixos 3 e 6 serão disponibilizados para apreciação pública. Depois da apreciação, o documento será apresentado ao Conselho Municipal de Política Cultural para aprovação.
A plenária para apresentação e aprovação das estratégias aos participantes foi realizada no domingo (16/10) no Teatro Juarez Machado.
As apresentações dos eixos temáticos, programada para terminar até às 14 horas, prosseguiram até às 19h40. Os novos conselheiros civis do Conselho Municipal de Política Cultural foram apresentados aos participantes, estes devem ocupar a cadeira a partir de julho de 2012.
Fundação Cultural de Joinville (FCJ)
Jenifer Leu - Jornalista
imprensa@joinvillecultural.sc.gov.br | (47) 3433.2190 | (47) 8413.9262
www.joinvillecultural.sc.gov.br | @JoinCultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário