segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fórum reúne artistas visuais para diagnóstico do setor

A programação dos Fóruns Setoriais do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Joinville iniciou neste sábado, 14/05, com o encontro do setor de Artes Visuais. O fórum contou com a participação de 15 pessoas, entre artistas e profissionais da área, na Sala de Cinema da Cidadela Cultural.

Os conselheiros da sociedade civil do setor, Alena Marmo e Nadja Lamas, apresentaram a prévia do diagnóstico levantada a partir do questionário enviado aos profissionais, entidades, artistas, produtores e demais envolvidos na área. A falta de participação e colaboração dos artistas visuais foi um dos pontos levantados pelos conselheiros. O questionário é um exemplo desse aspecto negativo, dos 260 e-mails endereçados apenas 30 responderam a pesquisa. O questionário é uma das ferramentas para o desenvolvimento do diagnóstico dos setores, este documento irá apontar as dificuldades, a atual situação do setor em âmbito municipal e seus anseios.


Os artistas que responderam ao questionário apontaram apenas três entidades relacionados às Artes Visuais na cidade, sendo a Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ), Instituto Luiz Henrique Schwanke e Instituto Internacional Juarez Machado. Outro levantamento foi o número de locais para exposição e execução dos trabalhos artísticos visuais. Apesar de existir um número expressivo em nosso município, muitos destes espaços ainda não possuem estrutura e equipamentos adequados para receberem estes trabalhos/ projetos.


Entre os eventos representativos do setor apontados pelos entrevistados, desde o ano de 2000, estão as Coletivas de Artistas de Joinville, OUT[Art], Joinville Artcidade, Pretexto SESC e Salão dos Novos. Dos eventos mencionados, a maioria destes são projetos desenvolvidos por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento Cultural (Simdec), mantido pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ). A captação de recursos para os projetos artísticos também foram levantados pelo questionário. Os recursos municipais e estaduais lideram a lista dos meios de captação. Nenhum investimento federal ou da iniciativa privada foi mencionado na pesquisa.


O questionário desenvolvido pelos conselheiros deverá ser revisado e novamente enviado aos artistas visuais. O questionário será disponibilizado no blog conferenciadeculturadejoinville.blogspot.com.


Artistas Visuais priorizam deliberações da 2ª CMC


Após a apresentação do diagnóstico do setor, os conselheiros apresentaram ao grupo as deliberações (ações e propostas), competentes a área de Artes Visuais, aprovadas na 2ª Conferência Municipal de Cultura (CMC). Essas deliberações foram elencadas por prazos para execução e priorizadas para constar no Plano Municipal de Cultura, seguindo assim três fatores no estabelecimento de prioridades: importância estratégica, viabilidade financeira ou legal, e tempo necessário para concretização.

As 5 (cinco) deliberações escolhidas pelo grupo, como sendo as prioritárias às Artes Visuais para constarem no Plano Municipal de Cultura, que tem a validade de 10 anos, são as seguintes:

- Apoiar a implantação efetiva do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke e garantir a incorporação dos moldes da Cipla como acervo do artista;

- Equipar e adequar espaços públicos já existentes e criar novos espaços para realização de ações culturais em toda a cidade;

- Criar uma bienal de artes em Joinville;

- Criar e manter programa de distribuição e circulação nacional e internacional da produção cultural e artística de Joinville;

- Ampliar a oferta de oficinas, cursos e ateliês nos programas da Fundação Cultural (Casa da Cultura e outros espaços) de forma a contemplar novas abordagens artísticas (música eletrônica e experimental, performance, arte digital etc.);


Confira o documento completo com as deliberações da 2ª CMC priorizadas pelas Artes Visuais, clicando aqui:


PRIORIDADES ARTES VISUAIS


As reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Joinville ocorrem bimestralmente, sendo abertas à sociedade para apreciação. O calendários das reuniões ordinárias está disponível em www.cmpc-jlle.blogspot.com Apenas os conselheiros possuem direito a voz e voto nas reuniões do CMPC. As indicações, sugestões ou exigências podem ser transmitidas para o CMPC por meio dos conselheiros da sociedade civil.


O próximo Fórum Setorial será realizado nesta segunda-feira (16/05) das 19h às 22 horas com a àrea de Música. O encontro ocorrerá na Sala de Cinema da Cidadela Cultural. O evento é aberto à sociedade e gratuito. Mais informações pelo (47) 3433.2190 na Fundação Cultural de Joinville (FCJ).


Fundação Cultural de Joinville (FCJ)

Marlise Groth - Jornalista e Coordenadora de Comunicação da FCJ

Jenifer Leu - Jornalista da FCJ - (47) 3433-2190

Saiba mais sobre a agenda da FCJ, acesse www.simdec.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário