quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fórum Setorial de Cultura discute anseios e ações do setor de música

Nesta segunda-feira (16/05) o Fórum Setorial de Cultura reuniu os profissionais da música para uma conserva sobre as ações e propostas relacionados a essa área. O encontro teve a presença do presidente-diretor da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), Silvestre Ferreira, além de músicos, compositores e professores. Na oportunidade, Silvestre comentou e agradeceu a efetiva participação dos conselheiros da sociedade civil de música Carlos Alberto da Silva (Betinho) e Jorge Pires nos trabalhos do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC-Jlle).

Diferente do setor de Artes Visuais, os conselheiros de música não elaboraram um questionário para o diagnóstico da área. Mas, a falta de participação e colaboração das entidades envolvidas com a música foi levantada pelos conselheiros. O conselheiro e músico Betinho comentou que a cidade possui aproximadamente de 3.500 a 4 mil músicos, sendo que apenas 600 são filiados a Associação dos Músicos de Joinville (AMUJ). Este fórum setorial contou com a participação de 18 pessoas, sendo que a maioria destes não participou de nenhuma das duas edições da Conferência Municipal de Cultura, realizadas em 2007 e 2009.

Para que o debate sobre a realidade do setor não ficasse em branco, os conselheiros pediram que os participantes pontuassem as dificuldades e anseios da classe. A falta de espaços específicos para as apresentações musicais foi o primeiro ponto a ser levantado. Os participantes comentaram que a cidade possui mais espaços privados do que públicos para a realização de apresentações, e que a maioria não tem estrutura adequada para esses eventos. Além da associação de músicos, já existente em Joinville, os participantes elegeram interessante a ideia de criação de uma cooperativa de músicos.

Durante a conversa, o Circuito Fora do Eixo foi mencionado como exemplo de movimento e trabalho que poderia ser executado em Joinville. Este Circuito é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul do país, com o intuito de estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos. A menção do Circuito traz também a questão da falta de divulgação dos trabalhos e projetos na imprensa e entre os próprios músicos.

A classe musical também está sentindo falta de cursos superiores e profissionalizantes na área em Joinville. Este aspecto conta muito na falta de profissionalismo e capacitação dos artistas. A falta de técnicos especializados de som e luz também é um fator preocupante na realização de eventos na cidade. O grupo ainda levantou os locais e espaços de apresentação musical, resultando numa lista de 42 locais privados e públicos, além das Associações de Moradores, Centros Sociais Urbanos e salões de baile dos bairros. Os artistas indicaram os nomes de 10 estúdios, 9 escolas de música e os pontos de cultura da Associação de Moradores e Amigos do bairro Itinga (Amorabi), Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CVBJ) e Tambores Taikô.

Priorização das propostas fica para semana seguinte

Depois da conversa sobre o panorama do setor na cidade, os conselheiros apresentaram as deliberações aprovadas na 2ª Conferência Municipal de Cultura (CMC), de 2009. Os participantes selecionaram as ações e propostas ligadas a àrea da música, já considerando os prazos para desenvolvimento das propostas para o Plano Municipal de Cultura. Por conta do tempo, o grupo não conseguiu finalizar as tarefas pautadas para o fórum e marcaram uma nova data para continuar os trabalhos.

A finalização dos documentos será realizada na próxima segunda-feira (23/05) às 19 horas, em local a ser definido. A Pré-conferência do setor de Música será realizada em duas datas: dias 28 e 29 de agosto a partir das 18 horas, local a definir. A programação completa das Pré-Conferências será divulgado no blog conferenciadeculturadejoinville.blogspot.com, após o encerramento dos Fóruns Setoriais. Não perca!

Fundação Cultural de Joinville (FCJ)

Marlise Groth - Jornalista e Coordenadora de Comunicação da FCJ

Jenifer Leu - Jornalista da FCJ - (47) 3433-2190

Saiba mais sobre a agenda da FCJ, acesse www.simdec.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário